20 de janeiro de 2018

RESENHA: série Gone de Michael Grant


A série que vou resenhar hoje é Gone, que me acompanhou durante um ano inteiro. A série possui sete livros, mas até então no Brasil foram publicados apenas cinco, e é sobre esses cinco que irei comentar.

Editora Galera Record
Páginas: 518
Ficção Científica
Sinopse: Só restam os jovens: os adolescentes, os pré-adolescentes, as crianças pequenas. Mas nenhum adulto. Não existem mais professores, nem policiais, nem médicos, nem pais. E, também de repente, não há telefones, nem internet, nem televisão. Não há como descobrir o que aconteceu. Nem como conseguir ajuda.A fome é uma ameaça. Os valentões tentam dominar todos os outros. Uma criatura sinistra está à espreita. Os animais estão sofrendo mutações, e os próprios jovens estão mudando, desenvolvendo novos talentos – poderes inimagináveis, perigosos, mortais -, que ficam mais fortes a cada dia.É um mundo novo e aterrorizante. Cada um terá de escolher o seu lado para a batalha que se aproxima. Os moradores locais contra os riquinhos. Os fortes contra os fracos. As aberrações contra os normais. E o tempo está acabando: no dia do seu aniversário, você vai desaparecer, como todos os outros.
O livro basicamente vai contar como as crianças de até catorze anos estão sobrevivendo após adolescentes e adultos sumirem num piscar de olhos e, com o surgimento de uma barreira que não permite observar o que tem do lado de fora.

Com os dias passando as crianças que ali vivem começam a desenvolver certos poderes e animais algumas mutações, porém os que possuem esses poderes acabam se prevalecendo sobre os outros e cometendo atos terríveis. Apesar de se tratar de um livro com os personagens principais sendo crianças ele trata de assuntos super pesados, como o canibalismo. 

Enquanto Sam, um dos personagens principais que conseguiu adquirir enorme respeito por todas as outras crianças, tenta cuidar da cidade, seja para resolver brigas, incêndios e todas as outras tarefas que eram dos adultos, uma misteriosa criatura começa a surgir e ninguém sabe como combatê-la.

Gone - O mundo termina aqui tem uma narrativa muito bem construída, não deixando de mostrar a personalidade de cada personagem e o ponto de vista deles de cada situação. Há muitos personagens, mas você acaba se acostumando e a cada livro que se passa a trama fica mais surpreendente ainda. Quando você pensa que não pode mais acontecer nada, Michael Grant vai lá e mostra que estamos errados.

Editora Galera Record
Páginas: 530
Sinopse: Já se passaram três meses desde que todos com menos de 15 anos ficaram presos na bolha conhecida como LGAR (Limitado à Garotada da Alameda da Radiação). A quantidade de comida diminui vertiginosamente há semanas. Primeiro foram os sorvetes, doces e todo o estoque do McDonald’s. Enquanto isso, toda a carne, como as frutas e legumes, apodreceram. Desesperados, os garotos liderados por Sam precisam encontrar uma nova fonte de alimento. Para piorar, Escuridão, uma criatura sinistra que viveu enterrada no fundo das montanhas, começa a convocar alguns adolescentes para influenciá-los, guiá-los, manipulá-los...
Já se passaram três meses desde que tudo começou e Michael continua conseguindo envolver os leitores nessa história. Apesar de ter mais de quinhentas páginas, a leitura flui rápido. O enredo é realmente muito bom.

Agora as crianças terão que lidar com a fome. Elas não sabiam racionar os alimentos, isso era tarefa dos adultos. Os estoques de doces e comidas do McDonald's foram as primeiras a acabar e os vegetais estragaram e eles precisam encontrar uma maneira de se alimentar, e elas podem ser horrivelmente bem descritas.

Sam já está cansado de ter que bancar o prefeito da cidade, ainda mais agora nesse período, onde mal tem forças para se sustentar. Drake, mais um dos personagens principais, agora possui uma arma letal em seu próprio corpo e não a usará para o bem. Ainda mais agora quando se cria uma divisão entre os que possuem poderes, as "aberrações", e as pessoas normais.

Realmente Grant não tem dó nenhuma de escrever tais fatos com personagens crianças. Elas terão mais uma vez que tomar decisões como se fossem adultos, mas sabemos que não vai dar nada certo. Livro realmente bom, uma continuação que deu super certo. Em pouco tempo li esse livro e só me deixou com mais vontade de saber o que vai continuar acontecendo em Praia Perdida.

Editora Galera Record
Páginas: 378
Ficção Científica
Sinopse:Terceiro volume da série best seller do NYT, sobre o estranho sumiço dos adultos mundo afora, o que deixa apenas adolescentes e crianças para desvendar o mistério. Neste volume, sete meses se passaram e as coisas parecem finalmente ter criado alguma ordem no LGAR - se é que podemos chamar de ordem um bando de crianças sozinhas e armadas. Mas estabilidade não parece ser uma opção no LGAR. Coisas cada vez mais estranhas continuam a acontecer e, como se não bastasse, um boato ainda mais estranho, para não dizer assustador, começa a se alastrar. Mas mesmo naquele lugar bizarro não é possível que mortos voltem à vida... é?
Nesse livro a fome já está melhor controlada, porém outra coisa inusitada começa a surgir. Michael Grant é o rei da criatividade, fala sério! Mais uma vez quando pensamos que não tem mais nada para acontecer, ele vai lá e escreve essa continuação. Muito bem escrita e com o enredo que prende, mais uma vez.

Surge um boato de que o "puf" aos 15 anos não os mata mais, mas sim faz com que você possa ir para o lado de fora da barreira e, com essa notícia é claro que várias crianças gostariam de voltar para seus pais. Infelizmente isso não é verdade e no fim Sam tem que descobrir quem é que está mentindo dessa maneira cruel.

Astrid é a personagem que fica mais insuportável durante o livro, a Astrid Gênio quer que tudo saia extremamente perfeito em uma cidade onde não há eletricidade e só há crianças até catorze anos. Óbvio que não irá sair como eles querem. 

Alguns personagens irão voltar, o que torna a trama mais atraente ainda, mas ela só vai se intensificar mesmo é no quarto livro da série.

Editora Galera Record
Páginas: 392
Ficção Científica
Sinopse:O terror já se tornou parte da vida dos habitantes do LGAR. Eles sobreviveram à fome, às mentiras e ao mais completo caos. Agora parecem ter uma trégua. Caine foi exilado em uma ilha, e Drake, que voltou ainda mais cruel e doentio – e agora imortal –, está preso. Mas, no LGAR, os problemas não somem assim tão facilmente. Enquanto a água acaba e a sede se torna insuportável, uma gripe fatal e contagiosa se espalha por Praia Perdida. E na floresta, um parasita transmitido pelas cobras voadoras dá origem a insetos malignos, gigantes e predadores que aterrorizam os habitantes do LGAR.
Nesse livro as crianças de Praia Perdida vão se deparar com uma mutação de cobra fatal. Mais uma vez Michael não tem dó alguma das crianças, descrevendo os sintomas do surto de gripe que está atacando todas elas. É terrível!

Mas não é só isso que está assombrando a cidade, insetos estão emergindo do corpo das crianças e as devorando vivas. Outro motivo tenso que pessoas que não possuem estômago forte, não ler. 

Sam e mais dois personagens vão em busca de um lugar que ouviram falar e que pode ter recursos que o salvarão, pelo menos por um tempo, da fome e sede. E é aí que eles sofrem alguns apuros e conhecem o Totó, uma criança que consegue saber se a pessoa está falando a verdade ou não. Personagem essencial para o que está por vir nesse e no próximo livro.

Editora Galera Record
Páginas: 448
Ficção Científica
Sinopse:Já faz mais de um ano desde que todos os adultos simplesmente desapareceram. E apesar das mentiras, da praga e da fome que assolaram as crianças de Praia Perdida, de alguma forma elas foram capazes de sobreviver. No entanto, dessa vez as ameaças são ainda mais aterrorizantes do que antes. Dentro de LGAR, a Escuridão começa a dominar, e a luz do sol fica cada vez mais escassa. No escuro, enxergar torna-se impossível, assim como plantar e colher alimentos. O pânico e a ameaça da fome levam os moradores à beira da loucura.

No quinto livro da série nos deparamos com a barreira que os envolve escurecendo misteriosamente e, eles tem pouco tempo para encontrar uma solução para isso. 

Agora boa parte das crianças de Praia Perdida já estão vivendo ao redor do lado que descobriram no livro anterior. A vida deles estava muito calma, até a Escuridão resolver atrapalhar mais uma vez, agora com a ajuda de Drake. Ela está em busca de um ser humano para lhe permitir ter um corpo, pois está fraca.

Enquanto Sam, no lago, tenta achar uma alternativa para o escurecimento da barreira, Caine, em Praia Perdida, está sofrendo nas mãos de Penny, que tem o poder de criar as piores fantasias na sua cabeça, parecendo que são reais. Caine foi humilhado como nunca antes e agora ele quer vingança.

Apesar de ter gostado muito de todos os livros da série, esse com certeza foi o meu preferido, apesar de coisas terríveis acontecerem mais uma vez com as crianças. Michael não se cansa de abalar essas crianças?

O diferencial desse livro é que podemos ver o lado de fora da barreira. Podemos saber o que os pais das crianças que estão ali dentro estão sentindo e pensando e como estão agindo diante da situação. O final é realmente surpreendente. Não vejo a hora dos últimos dois livros serem lançados no Brasil.

Você já leu essa série? O que achou? Me conta, adoraria saber ♥

Compre os livros com um bom preço:

4 comentários:

  1. Não conhecia a série mas pelo que li achei bem parecida com Jogos Vorazes e eu amo Jogos Vorazes, tenho livros e assisti todos os filmes, vou procurar mais sobre esse série pois achei muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente é um pouco semelhante, mas não se engane. O que as crianças passam é pior... vale a pena ler!!

      Excluir
  2. A história se parece muito com Between (série da netflix) onde a cidade fica em quarentena e a maioria dos adultos morrem e ficam adolescentes e crianças que tentam fugir da cidade. Você sabe o porquê de não ter os outros dois livros no br?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia essa série, vou dar uma olhada. Talvez porque sejam lançamentos recentes lá nos Estados Unidos e a editora aqui do brasil ainda não tenha comprado os direitos para publicá-lo...

      Excluir

ME AFTER BOOKS - créditos

Tema Base por Butlariz