16 de janeiro de 2018

RESENHA: Simon VS A Agenda Homo Sapiens de Becky Albertalli


Editora Intrínseca
Páginas: 272
Young Adult
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

A sinopse por si só já explica muita coisa, mas ninguém sabe como essa chantagem vai acontecer durante o livro.

Simon VS A Agenda Homo Sapiens é um livro leve e que ao mesmo tempo trata de assuntos que infelizmente ainda são tabu como a homossexualidade e o preconceito racial, já que há personagens gays e negros. Becky Albertalli soube tratar muito bem desses assuntos que infelizmente ainda são um tabu no mundo em que vivemos.

Esse livro estourou no ano de 2017 e não foi por menos, o humor que Simon tem é sensacional, o que nos faz ficarmos grudados no livro até terminá-lo, além de referências que muitos de nós conhecemos, como Harry Potter, Doctor Who, Hora da Aventura e até mesmo Pokemón. A escritora realmente soube usufruir de referências sem torná-las entendiantes como geralmente acontece.

O livro conta com 272 páginas e intercala os capítulos entre a história em si e os e-mails que Simon, que se identifica como Jacques, troca com seu correspondente, que se autonomeia como Blue. Eles se conheceram através de uma postagem no tumblr e desde então vêm trocando e-mails e se ~apaixonando~. Sério! Esses dois são muito fofos!

Mas a história não conta só sobre essa troca de e-mails. Simon, faz parte de uma peça de teatro de sua escola, apesar de não ter muitas falas nela, e sua amiga Abby também, que é justamente a garota por quem, Martin, o "bobão" da sala está apaixonado. E é aí que começa a chantagem e, Simon vai relatando tudo isso durante o livro.

Infelizmente acontece algo que deixa a trama tensa, nos fazendo refletir sobre nossos atos. E percebemos como as pessoas que estudam na escola de Simon podem ser cruel. Ainda bem que ele tem amigos que o apoiam.

O final do livro é realmente surpreendente, já que ficamos o livro inteiro tentando desvendar quem seria o correspondente de Simon. Além também de outras relações que vão surgindo durante a história, despertando muito a curiosidade de quem lê.

A história desse livro foi a única que eu me lembro que depois de muito tempo me fez sentir aflita, feliz, preocupada e agradecida. Tudo ao mesmo tempo. Realmente me prendeu do início ao fim, tanto pelo enredo quanto pela escrita de Albertalli. O que me faz ficar mais curiosa ainda sobre "Os 27 crushes de Molly". Sou suspeita a julgar porque amei cada pedacinho dessa história. Em nenhum momento ficou tedioso e é por isso que dei 5 de 5 estrelas no Skoob e também no Goodreads.


Não esqueça de que o livro vai estar em todos os cinemas no dia 22 de Março, porém com o título de "Love, Simon", o que nos faz ficar mais ansiosos ainda. Será que vai ser fiel?


Você já leu? O que achou da história?

Compre na Amazon através dos meus links:

Simon VS A Agenda Homo Sapiens (http://amzn.to/2FK2pJ6)
Os 27 Crushes de Molly (http://amzn.to/2DbiBkY)


18 comentários:

  1. Olá! Tudo bem? Já estou curiosa para ler! Vou inserir na minha lista literária de 2018. Parabéns pelo blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luana ainda não conhecia seu blog adorei ele e sua resenha, você escreve bem parabéns, confesso que ainda não conhecia esse livro e o achei bem interessante é que a história é sobre um personagem gay coisa que eu acho muito raro, gostei bastante e vou anotar ele na minha listinha de compras, beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, muito obrigada!! Fico muito feliz :D Pois é, é raro, mas ultimamente essas histórias estão tendo o seu reconhecimento ;)

      Excluir
  3. Olá, eu ainda não li esse livor mas uma amiga colaboradora do blog leu e amou. Bom saber que esse personagem é bem humorado. Super bacanas os temas abordados na obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii. Que legal!! Sim é realmente bem trabalhado esse livro.

      Excluir
  4. Nossa que legal! Eu já havia vista essa capa mas não sabia do que se tratava. Também vi esse filme e não fazia a mínima ideia que era adaptação desse livro! Eu sou daquelas que só assisti um filme depois de ler o seu livro, com este não será diferente hahaha
    Vou adicioná-lo na minha conta do Skoob, obrigada pela dica, beijos.

    https://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA Que bom!! Adicione e lê porque é maravilhoso. Beijoss

      Excluir
  5. eu sou completamente apaixonada por livros que contam 2 narrações ao mesmo tempo e a história é brilhante! A capa chama atenção com sua ilustração. Amei o post

    https://yararodriguesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. nao conhecia o livro mais gostei da sua resenha apenas a capa nao me chamou muito atençao no principio mais gostei de conhecer

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro mas achei bem interessante e a capa chama muito atenção, é um assunto que precisa de cada vez mais debate e saber que bombou é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa linda né? Realmente, fico feliz que o livro ganhou grande repercussão

      Excluir
  8. Nossa!!!! Que tudo deve ser este livro, nunca li mas eu estou curiosa para saber o desfeicho da história!!!
    Belo post

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela sua resenha. Nunca tinha lido o livro, mas conheço pois o meu namorado leu e confesso que ele já me tinha tentado aliciar a ler o livro, mas só depois da sua resenha fiquei de fato interessada em lê-lo <3 Parabéns pelo blog, Lira Costa

    ResponderExcluir

ME AFTER BOOKS - créditos

Tema Base por Butlariz