30 de março de 2016

Como eu era antes de você por Jojo Moyes

SINOPSE:
"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro."

Como eu era antes de você, apesar da sinopse ser muito bem resumida na história, conta a vida cotidiana de Louisa Clark, uma personagem com um gosto exótico na hora de se vestir, o relacionamento com sua irmã que, ora estão se dando bem, ora jogam na cara uma da outra algumas verdades. Confesso que nesses momentos eu ficava com uma raiva imensa da irmã da Lou, tirando o fato de que seus pais sempre deram mais créditos e a acobertavam na história.

A vida de Lou só começa a mudar quando perde o emprego e sai em busca de um novo, desta vez como cuidadora de um tetraplégico. No começo não foi tão fácil quando ela imaginou que seria, eles não conversavam, ela apenas fazia os serviços que lhes era dado, e toda tentativa de criar algum diálogo, Will a cortava dando respostas curtas e grossas.
Mas ao decorrer do livro isso muda, completamente. Eles passam a interagir um pouco mais, trocarem um pouco mais de palavras ao longo do dia. Certo dia, Lou escutou uma conversa entre a mãe e a irmã de Will, no qual diziam que ele havia dado apenas seis meses antes de que levassem ele para um local na Suíça para "morrer", digamos assim. Louisa então começa a perceber porque ela, especificamente, tinha ganhado este emprego. Sim, ela pensou em sair fora dessa, mas se ela perdesse esse salário, a situação em casa voltaria a ficar pior, é aí então que ela e a Sra Traynor fazem um contrato de que, dentre esses seis meses, Lou convenceria Will de que existe sim motivos para viver, ser feliz.

Eles vão ao teatro, ao hipódromo e até mesmo ao casamento da ex-namorada de Will. Mas o melhor evento, e claro, ficou para o final, é a viagem que Will, Louisa e Nathan (o enfermeiro de Will) fazem para uma ilha que eu infelizmente não recordo o nome. Lá eles se sentem completamente relaxados e os funcionários do hotel fazem de tudo para que Will consiga fazer a maior parte das atividades sozinho, não dependendo de ninguém. E é basicamente isso, juro que eu queria falar mais, mas infelizmente não posso, além de ter muitos detalhes, cada cena é especial e deve ser lida no livro e não por resenhas.

Quando via comentários sobre esse livro eu não achava que fosse tanto, mas como sempre, gosto de ler todos os livros que as pessoas comentam, ainda mais quando a capa é um amor como essa, não é? Realmente é uma história envolvente, engraçada, cheia de superação. Adorei a escrita da Jojo Moyes, nunca havia lido um livro dela e acabou me surpreendendo. O final? Se eu pudesse contar... :/

E aí, gostou da resenha? Já leu o livro? O que me diz? :)

11 comentários:

  1. Oi Luana... Estou lendo este livro agora... e estou adorando... realmente a escrita da JOJo é muitooo gostosa de ler.... e este tb é meu primeiro livro dela.... hehehe.... estou louca para saber o final...

    Belas terapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando, ele é ótimo mesmo. A escrita dela é muito boa. Só um conselho: Não leia tudo em um dia como eu fiz haha

      Excluir
    2. hahaha... não vou ler em um dia não... até pq eu nunca conseguiria... devido ao meu trabalho e a vida de mãe... só consigo ler a noite... então estou indo aos pouquinhos.... hehehehe

      Excluir
  2. Oi, Luana!
    Confesso que não tinha a menor vontade de ler esse livro. Mas vi o trailer e achei tão lindo que fiquei curiosa quanto a história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu evitei ao máximo possível ver o trailer HAHA Li o livro e amei, e espero muito do filme, os personagens são um amor né?

      Excluir
  3. antes eu não tinha tanta vontade mas agora que vai lançar o filme to querendo ler o livro, mas to tão atolada de livros para ler.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fale! Larguei meus livros da lista só pra ler ele, e não me arrependi viu? Lê primeiro e depois assista ao filme ;)

      Excluir
  4. só sei que vi o trailer e já queria chorar...
    preciso ler antes de assistir!!
    bjos

    Http://pausananeura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou lendo e fico a cada capítulo mais apaixonada!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir

ME AFTER BOOKS - créditos

Tema Base por Butlariz